Associativismo

Associação Etnográfica de Sortelha constituída em 1984, tem como principal atividade o Rancho Folclórico que conta já com centenas de atuações ao longo destas três décadas, a Associação Etnográfica mantém vivas as tradições e continua a levar a cultura, danças e cantares locais além concelho, de norte a sul do país, mas também estrangeiro, nomeadamente Espanha e França.

De salientar que a fundadora do Rancho foi a Srª Viscondessa em 1983.

Esta associação além do folclore, tem realizado várias exposições de etnografia e recriações de tradições, usos e costumes como exemplo: a ceifa e malha à moda antiga.

No presente ano, dia 1 de agosto, vai realizar o XV Festival de folclore de Sortelha com a participação de 5 ranchos.

Associação de Caçadores de Sortelha foi fundada em 2003, com sede na antiga Escola Primaria de Azenha. Pela Portaria 483/2009, de 8 de Maio, foi autorizado a concessão à Associação de Caçadores de Sortelha, com sede social na Aldeia Histórica de Sortelha, concelho do Sabugal, pelo período de 12 anos, renovável automaticamente, da zona de caça associativa de Sortelha, tal como consta do processo n.º 5223-AFN, englobando vários prédios rústicos, sitos na freguesia de Sortelha, município do Sabugal, com a área de 2789 hectares.

Tem como objetivo principal a atividade cinegética.

Liga Dos amigos de Sortelha foi fundada em 1995. É uma associação sem fins lucrativos que gere o centro de dia Manuel Gouveia, que tem como missão a prestação de serviços de centro dia e apoio domiciliário a pessoas idosas, assim como servir de suporte a atividades culturais.

Está sediada na aldeia de Sortelha e tem por essa via o objetivo da promoção e desenvolvimento local. Durante estes anos de existência tem tentado aumentar as suas respostas para lar residencial em primeira instância e outros públicos de forma a promover a qualidade de vida da população de Sortelha. Tem como serviços diários (7 dias por semana) a prestação de refeições, tratamento de roupa, acompanhamento em questões de saúde, controlo da medicação, atividades várias, que permitem que os clientes melhorem o seu bem-estar e não se sintam sós.

No futuro pretendemos fazer mais e melhor e é essa a nossa visão para a Liga dos Amigos de Sortelha.

Núcleo Cultural e Desportivo de Sortelha foi fundado em 1980, tem como principal atividade gerir a zona desportiva de Sortelha, representar a freguesia em atividades desportivas, prover os jogos tradicionais, e promover a prática desportiva na freguesia.